Expectativas, Motivações e Necessidades Sentidas

Achei importante falar deste tema tanto acerca da Unidade Curricular de Seminário 5 como da Instituição Escola Básica Dr. António Torrado, onde foi realizado o trabalho de campo pois , no fundo, é aí que se baseia quase toda a minha experiência do trabalho deste seminário.

Expectativas 

 Em relação a expectativas sobre a U.C eu já sabia o que ia ser feito por ter ouvido colegas de anos anteriores a falarem sobre esta cadeira. Sabia qual o objetivo, o propósito e em que consistia que neste caso era criar um projeto. Tinha receio de não estar à altura do desafio porque não percebia como é que "do nada" conseguia criar um projeto, mas ao longo do tempo fui percebendo e deixou de ser um receio para mim. Vinha obviamente entusiasmada porque era uma coisa mesmo diferente do que já tínhamos feito e ao mesmo tempo uma junção de tudo o que já aprendemos até aqui. Em relação à Instituição escolhida que no meu caso foi a Escola Básica Dr. António Torrado as expectativas eram altas, isto porque conheço bem a escola, as pessoas que lá trabalham, o agrupamento e sabia que iriamos ser bem recebidas. Mas claro que ao início quando foi marcada a primeira reunião sem certezas de nada houve um certo medo, por todas as respostas negativas que já tínhamos recebido até ali.
 

Motivações

Uma das minhas principais motivações para seminário 5 foram, sem dúvida o trabalho de campo e a professora. O trabalho de campo porque eu adorei ir para a escola estar com as crianças, os professores, as auxiliares, eram todos amáveis connosco e isso foi bastante benéfico para o nosso trabalho, estavam sempre dispostos a ajudar-nos. Ainda sobre o trabalho de campo, outra motivação fundamental foi a minha colega Inês e o facto de sermos só duas no grupo fez com que nos entreajudássemos ainda mais e fomos sempre o apoio e motivação uma da outra para continuarmos, o que sem ela não era possível. A professora Catarina foi sem dúvida uma peça chave e fundamental ao longo de todo este processo, tanto pelo seu apoio incondicional, estando sempre preocupada ao longo de todas as semanas para saber se já tínhamos instituição, como estava a correr e mesmo depois de termos arranjado uma instituição preocupou-se sempre, apoiou e acompanhou todo o processo ao mais mínimos detalhe e ajudou-nos a crescer sem dúvida. Em relação à escola como já tinha referido anteriormente eram as pessoas que lá trabalhavam, o ambiente que nos rodeava, a minha companheira de trabalho e sem dúvida, o nosso foco principal, as crianças. Porque para além de todo o trabalho nós divertimo-nos mesmo com  as crianças, elas são incríveis. Posso dizer também que a minha maior motivação sou eu própria porque sem um pensamento positivo da minha parte, sem eu pensar para mim "tu consegues, tu és capaz, vai em frente!" nada disto aconteceria.

 
Necessidades Sentidas 

 Em Seminário 5 as necessidades que senti foram mais iniciais de me tentar organizar, organizar o meu tempo consoante as tarefas que tinha para fazer e que o meu grupo destinou para serem realizadas naquela semana. O facto da professora nos ter dado muito liberdade nesse sentido foi, uma dificuldade para mim e um desafio porque não estou habituada a esse ritmo, mas eu adorei sentir-me fora da minha zona de conforto e notei que evolui bastante nesse sentido e espero que continue a evoluir porque é uma competência mesmo importante, na minha opinião. Na escola António Torrado houve duas necessidades para mim que foi o facto de sentir que não tínhamos muito apoio da coordenadora, pois por vezes demonstrava falta de compromisso connosco. Ao início sentia que eles tinham tantos projetos, tantas coisas a desenvolver, não conseguíamos encontrar nada que se encaixa-se e achava que nós não tínhamos nada a fazer ali, mas esse pensamento ao longo do tempo alterou-se e acabei por mudá-lo.

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