Balanço Final
Esta página é dedicada a um balanço final da Unidade Curricular do meu ponto de vista, uma reflexão e uma expectativa em relação ao próximo semestre.
Sinto que o meu maior contributo para a elaboração deste projeto foi a minha criatividade e o meu pensamento abstrato. Sou uma pessoa muito criativa, que tem imensas ideias rapidamente e que essencialmente gosto de criar e imaginar. Sem dúvida que isto ajudou bastante para a criação de planos de ação, assim como títulos de atividades. As principais dificuldades no trabalho de campo foram mesmo iniciais, primeiro perceber como é que ia preencher as horas que era suposto ficarmos na organização, mas à medida que fomos tendo mais trabalho de campo o tempo passava a voar e eu nem dava conta. Outra dificuldade sentida inicialmente foi o facto de parecer que não existia nada que pudéssemos fazer naquela escola porque pareciam já ter "tudo" e não existir muitos pontos fracos. Nas atividades realizadas em aula não tive quaisquer dificuldades, porque as mesmas eram bem explicadas e bem interpretadas por mim. Era, no fundo, uma junção de toda a matéria dada ao longo da licenciatura e como me lembrava foi fácil nesse sentido. Uma das minhas maiores competências adquiridas, e como já tinha referido foi a aprender a gerir o meu tempo, não me lembro de alguma vez ter tido tanta liberdade para poder fazer os meus trabalhos no meu tempo e ser eu a organizar-me. O saber organizar-me foi outra competência que adquiri, conseguir perceber qual trabalho priorizar, estabelecer prazos para fazer os trabalhos e cumprir essas datas. Não sou uma pessoa muito organizada e considero que isso ajudou-me bastante. Uma das minhas maiores aprendizagens a nível de trabalho de campo talvez é que, nem sempre as coisas vão correr bem e como nós queremos ou pretendemos, mas o importante é saber dar a volta por cima. Em relação às atividades feitas na U.C acho que foram todas bastante importantes mas talvez nem todas precisassem de uma apresentação apenas de uma reunião com a professora, mas percebo que o intuito seja partilhar e que os nossos colegas tirem proveito do nosso trabalho também. As tarefas de grupo ajudaram-nos a construir aos poucos o relatório final sem dar-mos conta e foi ajudando para não acumularmos tanto trabalho, agora sinto-me bem mais aliviada e sem tanto trabalho acumulado, acho que é uma estratégia incrível e que funciona mesmo bem pelo menos para mim e para o meu grupo.
Em relação ao próximo semestre, Seminário 6 acredito que para mim seja mais complicado por causa do grande tópico "Avaliação". Seminário 2 que, é onde abordamos mais esse tópico foi a Unidade Curricular onde tive mais dificuldades em perceber, e mesmo uma cadeira que tivemos no segundo ano que era destinada à Avaliação foi complicado para mim entender, mas é mais um desafio e eu estou pronta para aceita-lo. Sobre as estratégias a serem usadas talvez existir maior relação entre os grupos, mais ajuda e comunicação, acredito que resulte.